terça-feira, 7 de abril de 2009

ASSUNTOS POLÊMICOS

ADOÇÃO



Uma questão bem delicada


O "não" dito pela Justiça do Maláui à cantora Madonna para a adoção de uma criança no país africano traz à tona o debate sobre o que é melhor para o futuro dos órfãos.
Os esforços de Madonna para adotar duas crianças do Maláui atraíram a atenção mundial. A Justiça negou à cantora, na sexta-feira, o pedido feito por ela. Madonna pode recorrer à Suprema Corte do Maláui. O caso abriu um debate mundial sobre o assunto.
Agências de adoção e ativistas dos direitos das crianças argumentam que é preferível para elas ficarem sob os cuidados de parentes ou em suas comunidades e que as adoções por estrangeiros só deveriam ser permitidas como um último recurso, Mas há quem não considere esta opção realista.
"Em condições ideais, adoções locais seriam a melhor opção, mas se não surgem pessoas que possam tomar essa medida e, se a vida é melhor em outro país, elas deveriam ter permissão para sair", diz Zoe Cohen, consultora particular de adoção na África do Sul.
As tentativas de Madona de fazer a segunda adoção de uma menina do Maláui têm recebido críticas. Ela é acusada de fazer o papel de uma rica "brigona" que está usando dinheiro e status para apressar o processo de adoção.
Thomas DiFilipo, presidente do Joint Council on International Children's Services, diz que algumas adoções feitas por pessoas famosas fizeram aumentar a consciência sobre a grande quantidade de órfãos na África.
"Uma das coisas boas sobre o interesse de Madonna é que chamou a atenção de europeus e norte-americanos e trouxe a possibilidade de se expor os problemas", disse.
Simon Chisale, funcionário de bem-estar social que está cuidando dos casos de Madonna, entende que estrangeiros têm sido considerados opção porque as estruturas tradicionais se desfizeram. "As pessoas têm a intenção (de tomar conta de seus familiares), mas não têm meios para isso."

AIDS AVANÇA E DEIXA CADA VEZ MAIS ÓRFÃOS NA ÁFRICA

Os órfãos africanos geralmente são criados por familiares, mas a Aids e outras doenças têm afetado muitos dos parentes que poderiam cuidar dessas crianças. Nos vilarejos, avós fragilizadas fazem o que podem para cuidar das crianças, que geralmente acabam em orfanatos ou nas ruas. A ONU estima que 18 milhões de crianças africanas terão perdido um dos pais em decorrência da Aids até 2010.

O Maláui, com uma população de 12 milhões de pessoas, está entre os países mais pobres do mundo, com sérios problemas de doenças e fome, agravados por periódicas secas e quebras de produção. A ONU acredita que cerca de metade das crianças órfãos esteja nessa condição por causa da morte dos pais causada pela Aids.

Em razão desse problema, especialistas dizem que poucos países africanos devem rejeitar a ajuda de estrangeiros ricos. A instituição criada por Madonna para ajudar crianças do Maláui, por exemplo, está construindo escolas no país.

"Se alguém pode ajudar uma pobre criança a ter uma família, porque tanta história? Se alguém cruza com um órfão com fome e ama esse menino, por que impedir que o adote se respeita o procedimento adequado?", acrescenta Gail Johnson, que fundou um lar para as mães portadoras do HIV e os filhos dela.

Qual sua opinião sobre esse assunto? Comente

Atividades realizadas com o 9º Ano
Professora: Beatriz dos Santos Henschel



20 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que madona devia adotar porque ela tem condições de criar a criança.

nome:joão renato trom e jean placidino

Anônimo disse...

eu acho q a madonna,so pq tem dinheiro acha q pode ficar adotando todo as crianças tirando de suas famílias

Anônimo disse...

eu acho que a madonna só porque ela é conhecida mundialmente acha que vai conseguir adotar a criança facil!!!!

Anônimo disse...

Nós achamos que a cantora está certa em adotar a criança,pois a maioria dos parentes vivos estão doentes e sem condições de sustentar o orfão.


Thábta e Thaizy

Unknown disse...

eu acho q a madona devera me adotar por isso vou me naturalisar africano...........DOUGLAS FAVERI DA SILVA

Anônimo disse...

E acho que eles deveriam dar aguarda das crianças para a MADONA.

Anônimo disse...

Achamos que a Madonna queria adotar mais uma crianças da Africa,so que eles nao dexaram e ela foi procurar a justiça.

Fernanda Roberta e Andressa.
9ªA

Anônimo disse...

eu acho que a madonna só porque ela é conhecida mundialmente acha que vai conseguir adotar a criança facil!!!!
tirando de suas famílias

aluno: gabriel antunes
jair garcias

Anônimo disse...

EU acho que madona devia adotar porque ela tem codiçõe de criar a criança


reinaldo
lourenço
8ºa

Anônimo disse...

eu acho q eles devia deixar ela adotar pois ela pode e tem condições de criar uma criança.......O AFRICANO INDIO

Anônimo disse...

Alunas: Francine e Julia Série 9ºA

Achamos que a justiça está certa em não deixar a Madonna adotar a criança, pois, ela pode estar usando a criança para fazer notícia, então, já que ela quer tanto adotar a criança, porque ela não fica morando na África o tempo que a justiça pede.

Anônimo disse...

Eu concordo com a corte supema da África,pelo fato dela ser contra a adoção de Madona,não é por que ela rica e famosa que ela vai ter mais direitos que uma pessoa normal.


(Camila e Amanda)(9ºA)

Anônimo disse...

Achamos que Madonna teve uma iniciativa legal, mas não foi aceita pela família da criança e pela justiça.Muitas pessoas pensam que ela fez isso para causar mais polêmica para sua carreira, mas nós achamos que não.Foi apenas uma maneira de ela fazer uma boa ação. 9°Ano A

Anônimo disse...

A adoção deveria ser feita, pois não só pela fama de Madonna mas ela tem ótimas condições para criar um africano.
Muitos famosos não tem a mesmo gesto que Madonna fez.

Luiz Otávio Santos

Anônimo disse...

Eu acho que não tem nada a ver as pessoas ter que morar na África para poder adotar uma criança.E também só porque a Madona tem dinheiro e fama que vai poder adotar mais fácil as crianças.


nome:Gustavo e Luiz Souza 9ºA

Anônimo disse...

Acho que a madona deve adotar crianças pois ela tem dinheiro para ajudar as crianças podres..


Anomimo

Anônimo disse...

Alunas:Fernanda de Paula Nª 11
Sabrine Borges Nª31
Série:8ºA.


Nosso comentário, em relação a adoção que Madonna gostaria de fazer, é que o pedido dela deveria ser atendido,mas antes enfrentasse burocracias como todas a pessoas "comuns" enfrentam.
A intenção dela,foi importante para que outras pessoas se ligassem e tivessem o mesmo desejo,pois atitudes como essa ajudam muitas crianças a saírem da pobreza e da miséria.
Em nosso ponto de vista não deveria haver tanta burocracia.

Anônimo disse...

Eu acho que a Madona esta fazendo drama , ela adota uma criança só para dar uma de honesta . E nisso a imprensa vai em cima
e todo mundo pensa que ela é a coitadinha
e exemplos como fazer shows beneficientes
para as crianças da Africa e nisso pegam quase todo o dinheiro do show e da uma merreca para as entidades esse é a verdara fama
lucas

Unknown disse...

eu acho q sou filhoda madona e o
meu pai é o marcio da silva.
DOUGLAS FAVERI DA SILVA

Unknown disse...

o filipe queria ser filho da madona porque ela e sapatão