segunda-feira, 26 de abril de 2010

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO

“EDUCAR É MOSTRAR O CAMINHO”


Precisamos repensar a maneira como estamos educando nossos filhos. Educar significa mostrar “o caminho”, cobrar atitudes, exigir o melhor dos nossos filhos. Amar não significa permitir tudo.
Penso que muitos pais estão perdendo a autoridade que lhes é peculiar. O medo de exigir dos filhos determinados comportamentos, bem como o medo de sermos “caretas”, junto com o comodismo de esperarmos que as crianças aprendam sozinhas o que é certo ou errado, está fazendo com que nossas crianças e jovens esqueçam valores fundamentais para a sobrevivência do ser humano.
Parece-me que estamos anestesiados, vemos os jovens se afundarem nas drogas e não alertamos nossos filhos; presenciamos crianças brigando nas ruas e desrespeitando pais e professores e nos calamos. Ou retomamos nossa postura de autoridade de pais ou mergulhamos cada dia mais, no caos de uma sociedade individualista e consumista. Não podemos permitir que o ser humano esqueça da sua essência humana: o de amar a Deus e de respeitar o próximo.

Maria Aparecida de Souza

Orientadora Educacional

Nenhum comentário: