“4º ANO A”
·
Um grupo de alunos durante o recreio irá
recolher o lixo, separando-os nas lixeiras adequadas;
·
O papel que sobra dos exercícios xerocados.
Guardar e montar um bloquinho para anotações;
·
Reciclar os materiais para confeccionar
brinquedos;
·
Usar a folha sulfite, cartolina, papel craft
dos dois lados.
“4º ANO B”
·
Pintar o paredão da horta e todas as turmas
montam um painel com motivos de jardim, borboleta, pássaro, flores, um cantinho
para poesias, etc...
“4º ANO C”
·
Utilizar os 3 Rs (reduzir, reutilizar e
reciclar)
·
Economizar energia (começando por nós,
apagando as luzes e desligando o ventilador na sala de aula).
·
Ter consciência: quando ver uma torneira
aberta, fechá-la
5º Ano A
·
Arrumar e colocar mais plantas e árvores na
praça de leitura;
·
Mudar a horta, colocando-a ao lado da quadra
descoberta.
·
A escola distribuir cadernos feitos com material reciclado;
·
Aproveitar as redes sociais para divulgar
trabalhos realizados na escola sobre meio ambiente.
6º Ano A
·
Confeccionar um sistema de calefação com caixa de leite para
manter o ambiente arejado;
·
Fazer recipiente para captar os resíduos produzidos
pelos alunos, com caixa de leite, trabalhado com a professora de Artes. Esta
caixinha ficará na carteira do aluno evitando que o mesmo levante
desnecessariamente.
6º Ano B
·
Economia de energia - clarabóias no telhado;
·
Montar maquete com o tema meio ambiente.
·
Utilizar composteira na escola;
·
Usar Luzes de LED, são as mais econômicas, não esquentam
e duram mais.
· Adotar as torneiras sensorizadas ativadas ao
aproximar as mãos, evitam o consumo de água desnecessário;
·
Reaproveitamento da água da chuva, para
limpar a escola e usar na descarga do banheiro;
·
Restos de gorduras devem ser guardadas para
fazer sabão.
“6º Ano C”
·
Usar Lixeira orgânica e a composteira;
·
Monitores no recreio;
·
Conscientizar os alunos sobre a importância do
meio ambiente, para que parem de fazer maçã como bolinha na hora do recreio.
7ª Ano A
·
Sessão cívica – conscientização para a
melhoria do meio ambiente
·
Separação do lixo;
· Monitorar o recreio.
7º Ano B
·
Ampliar os espaços verdes (plantas)
· Utilizar a lixeira orgânica;
·
Visitas a horta.
7º Ano C
·
Construir de brinquedos com sucatas; A
construção vai ser feita durante as aulas de Educação Física e como tarefa de
casa. Será realizada uma exposição das melhores idéias. Também serão utilizados
alguns brinquedos para a aula de Educação Física. Ex: pé de lata, peteca, vai e
vem, etc...
8º Ano A
·
Estudar e utilizar técnicas agrícolas que não prejudiquem a o
solo;
·
Alimento orgânico na merenda;
8º Ano B
·
Coleta seletiva;
·
Lâmpadas;
·
Confeccionar placas de energia solar;
·
Trabalhar a conscientizarão da comunidade sobre lixo no chão;
·
Comissão para limpeza após o recreio.
8º Ano D
·
Escolher um dia no mês para fazer um mutirão
de limpeza e conscientizar os alunos
sempre sobre o excesso de lixo produzido;
·
Jogar lixo nas lixeiras corretas.
9º Ano A
·
Aproveitar o que está dando certo em casa e
trazer para a escola;
·
Rever a utilização das caixas de papel em
sala de aula.
9º Ano B
·
Feiras sobre meio ambiente.
- Confecção de Pufs com pneus e materiais recicláveis;
- Confecção de Pufs com pneus e materiais recicláveis;
9º Ano D
·
Melhorar
a reciclagem de papel nas salas de aula, conscientizando sobre o
desperdício;
·
Cuidar do patrimônio – conscientização
para não sujar as carteiras e paredes, para não desperdiçando assim, água para
limpá-las;
·
Fazer palestras para as famílias sobre redução do lixo, reciclagem , reutilização do
lixo;
·
Recreio monitorado – alunos do 5º ao 9º ano,
poderemos chamá-los de Guardiões da Sustentabilidade;
·
Separar o lixo que é encaminhado
para a coleta seletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário