quinta-feira, 29 de agosto de 2013

NA CONFERÊNCIA AMBIENTAL INTERNA OS ALUNOS PARTICIPARAM COM AS SUGESTÕES SOBRE COMO AJUDAR A SER UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL



“4º ANO A”
·         Um grupo de alunos durante o recreio irá recolher o lixo, separando-os nas lixeiras adequadas;
·         O papel que sobra dos exercícios xerocados. Guardar e montar um bloquinho para anotações;
·         Reciclar os materiais para confeccionar brinquedos;
·         Usar a folha sulfite, cartolina, papel craft dos dois lados.
 “4º ANO B”
·         Pintar o paredão da horta e todas as turmas montam um painel com motivos de jardim, borboleta, pássaro, flores, um cantinho para poesias, etc...
“4º ANO C”
·         Utilizar os 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar)
·         Economizar energia (começando por nós, apagando as luzes e desligando o ventilador na sala de aula).
·         Ter consciência: quando ver uma torneira aberta, fechá-la
5º Ano A
·         Arrumar e colocar mais plantas e árvores na praça de leitura;
·         Mudar a horta, colocando-a ao lado da quadra descoberta.
·         A escola distribuir cadernos feitos com material reciclado;
·         Aproveitar as redes sociais para divulgar trabalhos realizados na escola sobre meio ambiente.

6º Ano A
·         Confeccionar um sistema de calefação com caixa de leite para manter o ambiente arejado;
·         Fazer recipiente para captar os resíduos produzidos pelos alunos, com caixa de leite, trabalhado com a professora de Artes. Esta caixinha ficará na carteira do aluno evitando que o mesmo levante desnecessariamente. 
6º Ano B
·         Economia de energia  - clarabóias no telhado;
·         Montar maquete com o tema meio ambiente.
·         Utilizar composteira na escola;
·         Usar Luzes de LED, são as mais econômicas, não esquentam e duram mais.
·         Adotar as torneiras sensorizadas ativadas ao aproximar as mãos, evitam o consumo de água desnecessário;
·         Reaproveitamento da água da chuva, para limpar a escola e usar na descarga do banheiro;
·         Restos de gorduras devem ser guardadas para fazer sabão.

“6º Ano C”
·         Usar Lixeira orgânica e a composteira;
·         Monitores no recreio;
·         Conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente, para que parem de fazer maçã como bolinha na hora do recreio.

7ª Ano A
·         Sessão cívica – conscientização para a melhoria do meio ambiente
·         Separação do lixo;
·         Monitorar o recreio.
7º Ano B
·         Ampliar os espaços verdes (plantas)
·         Utilizar a lixeira orgânica;
·         Visitas a horta.
7º Ano C
·         Construir de brinquedos com sucatas; A construção vai ser feita durante as aulas de Educação Física e como tarefa de casa. Será realizada uma exposição das melhores idéias. Também serão utilizados alguns brinquedos para a aula de Educação Física. Ex: pé de lata, peteca, vai e vem, etc...
8º Ano A
·         Estudar e utilizar técnicas agrícolas que não prejudiquem a o solo;
·         Alimento orgânico na merenda;
8º Ano B
·         Coleta seletiva;
·         Lâmpadas;
·         Confeccionar placas de energia solar;
·         Trabalhar a conscientizarão da comunidade sobre lixo no chão;
·         Comissão para limpeza após o recreio.
8º Ano D
·         Escolher um dia no mês para fazer um mutirão de limpeza e  conscientizar os alunos sempre sobre o excesso de lixo produzido;
·         Jogar lixo nas lixeiras corretas.


9º Ano A
·         Aproveitar o que está dando certo em casa e trazer para a escola;
·         Rever a utilização das caixas de papel em sala de aula.
9º Ano B
·         Feiras sobre meio ambiente.
-            Confecção de Pufs com pneus e materiais recicláveis;
  
9º Ano D
·         Melhorar  a reciclagem de papel nas salas de aula, conscientizando sobre o desperdício;
·         Cuidar do patrimônio – conscientização para não sujar as carteiras e paredes, para não desperdiçando assim,  água para limpá-las;
·         Fazer palestras para as famílias sobre  redução do lixo, reciclagem , reutilização do lixo;
·         Recreio monitorado – alunos do 5º ao 9º ano, poderemos chamá-los de Guardiões da Sustentabilidade;
·         Separar o lixo que é encaminhado para a coleta seletiva.

Nenhum comentário: